Carnaval RJ 2012 – Sambas-Enredos – Grupo Especial – Portela, União da Ilha, Grande Rio, Renascer de Jacarépagua

Portela 

— Letra do Samba —

Meu rei
Senhor do Bonfim alumia
Os caminhos da Portela
Que eu guardo no meu patuá
Eu vim na proteção dos meus guias
Com Clara guerreira à Bahia
Cheguei, eu cheguei pra festejar
Deixa lavar, nos altares e terreiros
Tem jarro com água de cheiro
Vou jogar flores no mar

No mar…
Procissão dos navegantes
Eu também sou almirante
De nossa senhora Iemanjá

Vou no gongá
Bater tambor
Rezo no altar
Levo o andor
Vem chegando os batuqueiros
Desce a ladeira meu amor
Que a patuscada começou
Eu vim pra rua
Onde o samba de roda chegou

Iaiá
De saia rendada em cetim
Bota o tempero na festa
Oi, tem abará e quindim

Portela cheia de encantos
Acolhe a Bahia em seu canto
Com festas, rezas, rituais
Vestido de azul e branco
Eu venho estender o nosso manto
Aos meus santos do samba que são Orixás

Madureira sobe o Pelô… Tem capoeira
Na batida do tambor… Samba Ioiô
Rola o toque de Olodum… Lá na Ribeira
A Bahia me chamou

União da Ilha

— Letra do Samba —

Uma história vou contar
Tem lendas, mitos e magias
Era uma Ilha onde um povo valente vivia
Que um grande Império conquistou
Virou cidade das Realezas
O Reino Unidos e seus heróis
Peguem as armas, diz a voz:
De um santo guerreiro
Os bravos vão lutar cruzar fronteiras
Com sua fé estampada na bandeira

Vou botar molho inglês na feijoada
Misturar chá com cachaça
Ser ou não ser eis a questão
Tem choro e riso nesse palco de ilusão

Vão dominar o mar e grandes tesouros
Guiado pelos olhos da ciência
Lindos contos vão brotar!
A luz do cinema é arte a brilhar
Olha o bicho, paz e amor suingou
Batuquei meu samba com Rock´n Roll
Na minha terra tem o reino da Folia
Futebol que contagia… É gol!
É vitória um momento divinal
Acesa a chama pela paz universal

A minha Ilha é ouro, é prata
Tem o bronze da mulata
Canta meu Rio em verso e prosa
Com a cidade cada vez mais maravilhosa

 

Grande Rio

 

— Letra do samba —

A luz que vem do céu
Brilhou no meu olhar
Trazendo a esperança
Que os anjos vêm anunciar
Lutar sem desistir
Das cinzas renascer
Eu encontrei na fé
A força pra vencer
A felicidade mandou avisar
É preciso superar

Derrubar o “gigante” eu vou
É lição de coragem e amor
Eu sou “guerreiro do bem” vou caminhar
A minha história vai te emocionar

A arte de viver…
É aprender no dia a dia
Usando a imaginação
Ao som da melodia
Posso enxergar…
Sei que meu coração vai me guiar
Eu sigo em frente sem desanimar
Em Parintins um grande “festival”
Acreditar que pra sonhar não há limitações
A “roda gira” e traz a solução
Me dê a sua mão por liberdade
Sou brasileiro mandei a tristeza embora
Eu “tô” sentindo que chegou a nossa hora

Quem me viu chorar… Vai me ver sorrir
Eu acredito em você… Pro desafio
E abro meu coração, cantando a minha emoção
Superação é o carnaval da Grande Rio

 

Renascer de Jacarépagua

 

 

— Letra do Samba —

Esse dom que faz o artista imortal
É luz do céu para pintar
A Renascer no carnaval
O faz buscar em cada cor o infinito
Acreditar Romero Britto
Que Deus mora na inspiração
Em página arte que viu
O inverso se abriu, presente de irmão
Contraste que se refletiu
Universo do artista, outra direção

Nas cores de sua aquarela
Valores brincando na tela (bis)
Aquele abraço desenhar
Gira o compasso eu quero outra vez sambar

Sensibilidade, pop arte ao mundo espalhou
Sorrir é brilhar.
Dar ao papel a emoção que seduz
Eu sei que arte vai reinar
Tal qual as telas na cidade luz
Do alto do morro o redentor abraça o gênio
Que hoje repinta esta cidade
Moleque recife é saudade
Há tantos meninos assim
Querendo um sonho,
Na liberdade das cores sem fim

Pintor da alegria, calor da emoção
Pintou renascer no meu coração (refrão)
No tom da folia vou me apresentar
Na galeria Jacarepaguá

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s