Marte Oxigenado

Marte oxigrenado

Fonte: UOL

 

Marte pode ter tido uma atmosfera rica em oxigênio há 4 bilhões de anos (muito antes do aumento do oxigênio na atmosfera da Terra, há 2,5 bilhões de anos). Esta é uma das explicações possíveis para as diferenças encontradas entre os meteoritos e as rochas marcianas analisadas por robô da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Cientistas da Universidade de Oxford investigaram as composições de meteoritos marcianos encontrados na Terra e os dados do robô da Nasa ‘Spirit’, que analisou rochas da superfície do planeta. O fato de que as rochas da superfície são cinco vezes mais ricas em níquel do que os meteoritos abria dúvidas sobre a origem destes.

“O que nós mostramos é que meteoritos e rochas vulcânicas na superfície têm origens semelhantes no profundo interior de Marte, mas as rochas da superfície vêm de um ambiente mais rico em oxigênio, provavelmente causada por reciclagem de materiais ricos em oxigênio no interior , disse o professor Bernard Wood, do Departamento de Ciências da Terra, que liderou a pesquisa publicada na Nature desta semana.

“Este resultado é surpreendente porque enquanto os meteoritos são geologicamente ‘jovens’, com cerca de 180 a 1400 milhões de anos, o Spirit analisou uma parte muito antiga de Marte, com mais de 3,7 bilhões de anos.”

Embora seja possível que a composição geológica de Marte varie imensamente de região para região, os investigadores acreditam que é mais provável que as diferenças surjam por um processo conhecido como subducção – em que o material é enviado para o interior. Eles sugerem que a superfície marciana foi oxidada muito cedo na história do planeta e que, por meio de subducção, este material rico em oxigênio foi arrastado para o interior e mandado de volta à superfície durante erupções há 4 bilhões de anos. Os meteoritos, pelo contrário, são rochas vulcânicas muito mais jovens que emergiram e por isso foram menos influenciadas por este processo.

CONTINUE LENDO …

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star