O ENSINO DO HANDEBOL NA CATEGORIA INFANTIL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES

Autores:

Rafael Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques,
Myrian Nunomura

RESUMO:

O objetivo deste estudo foi mapear os métodos de ensino adotados por seis
treinadores de handebol experientes da categoria infantil (sub-14). Os treinadores foram
entrevistados e os depoimentos tabulados e analisados de acordo com o método do
Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que os treinadores preferem
o ensino por meio de jogos, também mencionam o ensino baseado nas situações
do jogo, nas habilidades técnicas e na combinação de diferentes métodos (devido à
diversidade de estímulos e desenvolvimento de capacidades diferentes). Conclui-se
que os procedimentos pedagógicos estão pautados na formação generalista, e evitam o
processo de especialização esportiva precoce.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.