Independência da Catalunha

Durante o jogo entre Barcelona e Bayer Leverkusen no Camp Nou, pela Liga dos Campeões da UEFA, ecoaram gritos fortes e vibrantes, em que nada tinha haver com o jogo, a princípio. Esses gritos são símbolo de uma forte tendência popular que cresce, ferozmente, dentro da Catalunha – O pedido de Independência da Espanha.

Essa manifestação não é somente da torcida do Barça, mas de quase toda região. As últimas eleições regionais  demonstraram essa vontade nas urnas. Os candidatos  e partidos separatistas conquistaram várias cadeiras no congresso local, dando a ideia de que, em breve, a pauta de Independência da Espanha deixará de ser somente um plebiscito, e passará a ser um referendo. Se isto ocorrer, uma das regiões mais produtivas e ricas, seja falando em economicamente, culturalmente ou futebolisticamente, poderia se emancipar da Espanha, e colocar de vez o país ibérico em uma complicada situação estratégica, política e econômica.

A UE (União Europeia) já se pronunciou contra a Independência da região, enquanto que o governo central da Espanha, localizado em Madrid, já começou a negociar uma provável manutenção do território. A situação é delicada, e se confirmar a vontade das urnas, nõ será improvável, imaginar a Catalunha se tornando um país independente, muito brevemente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.