Guam é um território organizado não incorporado norte-americano na Micronésia, localizado na extremidade sul das Ilhas Marianas, no oeste do Oceano Pacífico. Faz divisa, ao norte com as Marianas Setentrionais, também sob administração norte-americana, e ao sul com os Estados Federados da Micronésia.

Capital Hagåtña
Cidade mais populosa Dededo
Língua oficial inglês e espanhol-austronésio (chamorro)
 – Presidente dos Estados Unidos Barack Obama
 – Governador Eddie Calvo
Área
 – Total 541,3 km² (190.º)
População
 – Estimativa de 2009 178 000 hab. (181.º)

Os Chamorros, população indígena de Guam, foram os primeiros a habitar a ilha aproximadamente há 4 000 anos. A ilha tem uma longa história de colonialismo europeu. Foi descoberta pelo navegador português Fernão de Magalhães a 6 de Março de 1521, na altura ao serviço do rei de Espanha, tendo-se assim estabelecido a primeira colónia em 1668 pela Espanha, que marcou também a chegada do missionário católico Padre São Vitores. A Ilha foi controlada por Espanha até 1898, passando para o domínio dos Estados Unidos após o Tratado de Paris na sequência da Guerra Hispano-Americana.

Guam é conhecido, internacionalmente, não só por sua importância estratégica e política, mas por suas belezas naturais. O território possui uma vasta natureza bastante reservada. Guam possuem belas praias, matas  e toda imensidão de azul e verde que cobre a ilha. Vale a pena o passeio, alé de desconhecer essa beleza desconhecida de nós brasileiros.

Anúncios