Pantanal

Pantanal foi a primeira novela não-global a superar o poderio da emissora da família Marinho. Em 1990, a novela de Benedito Ruy Barbosa transmitida pela extinta Rede Manchete alcançou índices superiores à 50 pontos na audiência no horário das 21:30.
O sucesso de Pantanal fez a Globo alterar o horário de seu principal produto, a novela das 8. Naquele momento da história, a tal novela das 8 começava às 20:30. Para conter Pantanal, a novela começava mais tarde e terminava mais tarde, para evitar a “mudança de canal”, porém isso não surtiu efeito e Pantanal conseguiu continuar sendo o fenômeno que foi até o seu último capítulo. Até hoje(2016), Pantanal foi a única novela não-global a ganhar mais prêmios que uma novela da globo em seu período histórico.

 

O interessante é que Pantanal passou anos engavetada na Globo, porque segundo os diretores, esta não faria sucesso pela sua temática e estilo. O mais interessante é que exatamente esses aspectos é o que mais atraía o público. Outro aspecto crucificado pela lobo e que foi outro aspecto aplaudido pelo público, foi o uso de cenas de nudez, que dentro do roteiro idealizado foi a cereja do bolo no enredo. Outro fato curioso passa pelo fato que a maioria dos atores e atrizes que fizeram parte do elenco são reconhecidamente atores globais pelo grande número obras feitas na emissora, entre eles, Claudio Marzo, Cássia Kiss, Marcos Palmeira e outros.

Outras novelas da Manchete, do SBT e da Record conseguiram fazer um ótimo sucesso com público e até ganhar da Globo, mas nenhuma será o mesmo fenômeno que Pantanal foi em 1990.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s