Juraci Magalhães foi prefeito de Fortaleza por 3 oportunidades. Na primeira vez, ele entra pra terminar o mandato de Ciro Gomes. Isso mesmo! Juraci era vice de Ciro na disputa pra prefeito nas eleições de 1990. Juraci ainda governou de 1996-2000 e 2000-2004.

No mandato de Juraci, Fortaleza começou a ser uma das maiores capitais do país. Foi com Juraci que surgiram os terminais de ônibus, tivemos a abertura de diversas avenidas ou duplicação no caso da Leste-Oeste. Além disso, foi o governo que mais criou escolas e postos de saúde na cidade. Lembro que na minha escola, que era pública, tinha visitas de dentistas e oculistas. Além disso, vários conjuntos habitacionais surgiram, como o Esperança e o Aracapé.

O grande problema do governo de Juraci foi seu último mandato, quando quase foi cassado, devido os desvios de verba da merenda escolar (também lembro dessa fase, a aula terminava uma hora mais cedo) e polêmicas, principalmente com a questão do lixo, quando chegou a existir a hipótese do surgimento de uma “Taxa do Lixo”, derrubada pela câmara dos vereadores, felizmente.

Se retirássemos este ridículo último mandato, o que não podemos fazer, Juraci poderia ser considerado o melhor prefeito da história de Fortaleza, mas quem rouba merenda não merece este título.

Fica uma pequena lembrança do mandato de Juraci na capital alencarina.