Ex-atleta não é Professor!

Que o senador Romário anda se destacando no senado federal, isso é fato, porém, uma recente proposta que o agrada não me agrada, por ser um motivo a deseducação. Uma proposta do senador Alfredo Nascimento tem como ideia-base a volta do técnico esportivo,ou seja, o ex-atleta de determinada modalidade poderá dar aulas sobre esta.

A ideia tem como base evitar que ex-atletas não tenham para onde ir após o fim da carreira. Mas isso será bom? Como estudante de Educação Física, digo que não. Um ex-atleta está condicionado somente a repetir aquilo que aprendeu de seus treinadores na carreira, inclusive o fato de transformamos ex-atletas em treinadores, logo ao fim da carreira, é um dos motivos para vermos o futebol brasileiro cada vez mais atrás do europeu. Agora se ex-atletas passarem por um curso de formação ou de educação física para se capacitarem didaticamente, enriquecendo seu conhecimento, entendendo os métodos de aprendizagem, juntando isso a sua experiência no esporte, aí sim teremos um grande profissional, principalmente para a base dos esportes.

O esporte no Brasil tem que passar por uma revolução junto com a educação, sendo o primeiro passo parar com a história de que para ser atleta tem que se abandonar tudo. Não! O esporte tem que agregar a educação, os clubes devem passar a investir em educação e não só rendimento, o atleta deve ter uma bagagem educacional, parar com essa história de atleta semialfabetizado, assim teremos não só atletas mais capacitados, mas pessoas com maior consciência, tanto do mundo esportivo, quanto o mundo real. Além disso, o atleta passa a ser um pessoa que pode ter um leque maior de possibilidades ao fim da carreira, evitando com mais precisão, o surgimento do “ex-atleta mendigo”. Claro que essa proposta é desinteressante para os que tem o poder do esporte, já que estes são os primeiros a explorarem os atletas, desde a base.

Acredito que a proposta tem como objetivo auxiliar a categoria dos ex-atletas, porém acredito que tal proposta pode ser melhorada, aperfeiçoada, fazendo com que o desenvolvimento do esporte seja algo bem mais amplo, beneficiando os principais envolvidos no mundo do esporte. Fica a crítica e a dica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s