Uma Crítica a UJS

Primeiramente não generalizo a todos os integrantes da UJS, pois conheço muita gente boa e valente desta instituição, a crítica é direcionada aos DCE’s controlados por tal e não a todos os integrantes desta.

Em 2007, entrei no CEFET, hoje IFCE, e o DCE local era controlado pela “Rebele-se” que faz parte da UJS. No período que tal chapa era organizada por esta, era perceptível que ela não representava os alunos em sua extensão, a única coisa que era citado era a luta pelo passe livre. Uma luta importante e conquista interessante se fosse alcançada, porém só se falava nisso ou em “derrubar os portões da câmara de vereadores”. A situação piorou quando um dos integrantes foi acusado de furtar celulares e quando se descobriu que a prefeitura não cobrava taxa nas carteirinhas, apesar do DCE sempre cobrar a taxa de 9 reais. O “rebele-se” perderia a eleição seguinte, mas a outra chapa só diferenciou pela não cobrança da taxa, fraca também, no sentido de representatividade dos alunos.

Em 2013, entrei na UFC e o “Rebele-se” tinha sido eleito para o DCE da mesma. O grande problema agora era o fato do DCE passar mais tempo fechado que aberto. Quando os alunos procuravam o DCE para a confecção das carteirinhas, quando o encontravam aberto, era uma vibração gigantesca. Nesse último ano, mais exatamente, hoje (09/04), sai a notícia que a ETUFOR desqualificou o DCE da UFC de receber as carteirinhas, segundo a instituição tal ato ocorreu devido à problemas com a prestação de contas. Ou seja, difícil acreditar em um órgão que sofre constatemente com problemas que envolvem dinheiro. Sou testemunha de dois fatos que demonstram a incapacidade dessa parte da UJS de representar de fato os estudantes.

Espero que isso seja um problema localizado, e que a própria UJS consiga resolver esses problemas recorrentes que vem ocorrendo com chapas ligadas ao seu controle. Fica a crítica e a expectativa que tudo seja esclarecido. Não me façam ter decepção maior com a bandeira vermelha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s