Dilma Pode Renunciar e Convocar Novas Eleições

Dilma poderá renunciar na próxima sexta-feira (06), caso Temer concorde em sair do cargo também e assim convocar Novaa Eleições Gerais para presidente no mesmo dia das eleições municipais, prevista para o primeiro domingo de outubro.

O anúncio da renúncia seria feita em rede nacional de rádio e TV, juntamente com a apresentação da PEC (Proposta Emenda Constitucional) que convocaria as eleições. Para tal proposta ser aprovada pela lei em vigor, seria necessária a renúncia ou o impeachment da presidente e do vice.

Pela atual configuração política nacional, o impeachment de Dilma é um caminho sem retorno, e Michell Temer é um nome bastante impopular. Tanto Dilma, quanto Temer, estão com índices de impopularidade altíssimas, sendo que pesquisas recentes apontam que a maior parte da população é favorável a um novo pleito eleitoral.

A proposta de Novas Eleições já havia sido levantada por partidos como PPS, PSB, REDE, PV e PSOL, e ganhou força dentro do PT, PDT e PC do B, depois da derrota do governo no congresso na questão do Impeachment.

Para os aliados de Temer, esta proposta é um “Golpe” do PT para se manter no governo, já que pesquisas apontam Lula como um dos favoritos a vitória. PMDB, PSDB, SD e DEM são os principais partidos na luta pelo Impeachment de Dilma e não-convocação de novas eleições.

Em meio a isso tudo, novas denúncias e delações confirmam ainda mais o elo PT-PMDB nos casos de corrupção investigados pela Operação Lava-Jato da PF. As investigações também apresenta um único nome do PSDB, mas logo de Aécio Neves, um dos principais opositores de Dilma e novo aliado de Temer.

A saída mais aclamada pode ganhar força popular com a adesão do PT e aliados. Sexta-Feira saberemos se isso tudo é boato político ou uma realidade irreversível para a reconstrução política nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s