Alemanha Dividida – O Muro de Berlim

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a derrotada Alemanha foi humilhada e dividida pelos vencedores da Guerra. Pouco tempo depois, uma guerra ideológica foi imposta no mundo – URSS x EUA – Comunistas e Capitalistas – travaram uma guerra fria que duraria até o início da Década de 1990. Nenhum país no globo sofreu tanto com esta nova guerra como os alemães. Famílias, amigo, tudo foram divididos, não somente o país. 

Alemanha Dividida - Muro de Berlim - História - Dexaketo

Politicamente, a Alemanha foi dividida em:

República Federativa Alemã, Alemanha Ocidental: Capitalista e mais desenvolvida economicamente. Recebeu apoio político e econômico do bloco capitalista, capitaneado pelos EUA.

República Democrática Alemã, Alemanha Oriental: Comunista e menos desenvolvida economicamente. Recebeu apoio político e econômico do bloco comunista, capitaneado pela URSS.

A divisão da Alemanha simbolizava a divisão simbólica do mundo e a divisão real da Europa em: Ocidental e Oriental. A divisão da capital alemã e construção do muro é considerado como o momento de maior vergonha da Alemanha. O país que se tornaria símbolo de desenvolvimento econômico e social no início do Século XXI, viveu o pior momento de sua história gloriosa e imponente na segunda parte do Século XX. A situação chegou ao ridículo em 1974, quando a Alemanha jogou contra a Alemanha na Copa de 1974.

A queda do muro só se deu, após o enfraquecimento do sistema comunista na segunda metade da década de 1980. Movimentos pelo fim da divisão alemã, surgem dos dois lados, porém com mais força do lado “esquerdo”. Em 1989, com o regime totalmente enfraquecido e com os movimentos fortalecidos, a queda do muro foi detalhe. Era o começo do fim de uma guerra ideológica e o fim da vergonha alemã.

Em 1990, os dois territórios voltaram a ser um único país. A reunificação alemã foi um dos símbolos mais fortes do fim da guerra fria e da vitória do lado capitalista diante o lado comunista.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s