Clubes Participantes – Brasileirão 2017

Com o fim da edição de 2016, o Dexaketo já pensa na edição de 2017 do principal campeonato de futebol do país, o Brasileirão. 12 times foram promovidos e 12 times foram rebaixados, remanejando 24 clubes das 4 divisões do Futebol Nacional. Esse remanejamento produziu algumas mudanças interessantes nos cenário geográfico Nacional, como veremos a seguir.

elevador-brasileirao-2016-dexaketo

Na Série A, o Centro-Oeste volta a ter um representante (Atlético-GO), o Rio de Janeiro volta a contar com 4 representantes, o Rio Grande do Sul  só terá o Grêmio, enquanto teremos novamente um “Ba-Vi” na elite após 2 anos inglórios do Tricolor na Série B. São Paulo segue sendo o estado com o maior número de participantes (5) e o Sport alcança o recorde do Bahia no pontos corridos (Time do Nordeste com 4 participações consecutivas na primeira divisão nos pontos corridos).

Na Série B, pela primeira vez, o Rio Grande do Sul será o estado com o maior número de participantes, serão 3 (Brasil, Internacional e Juventude). São Paulo surpreende e segue somente com duas equipes (Oeste e Guarani), o Nordeste também “encolhe” e terá “somente” 5 equipes. O Sul bate recordes, pela primeira vez, é a região com mais representantes, serão 7 sulinos na Segundona. Paysandu segue como o único representante do Norte, enquanto o Centro-Oeste, terá a dupla goiana (Goiás e Vila Nova) e os mato-grossenses da Luverdense.

A Terceirona herda a rivalidade Nordeste x SP, que já foi da Segundona. Serão 8 clubes nordestinos e 4 paulistas (número menor que em 2016). O Remo representará o Norte, Cuiabá, o Centro-Oeste, enquanto Joinville e Ypiranga, são os clubes do sul nesta temporada. O Rio de Janeiro e Minas Gerais terão 2 representantes, cada.

Pela primeira vez na história, a Série D tem seus times definidos por antecipação. Com a nova regra da CBF para a competição, onde os clubes participantes são definidos pela campanha nos Campeonatos Estaduais (e Copas Estaduais) da temporada anterior, a entidade visa diminuir as desistências decorrentes historicamente, já que o clube teria uma base para planejar seu ano. São Paulo será o estado com o maior representação na competição, além dos 4 clubes que tem direito por regulamento, terá a Lusa e o Guaratinguetá vindos da Série C. Aliás, a Quartona, terá nomes interessantes na disputa de 2017, com clubes como América de Natal, Portuguesa e Bangu. São 68 clubes e somente 4 estarão na Terceirona em 2018.

Conheça os 128 times que possuem calendário Nacional em 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s