Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo

RESUMO

A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos que ensinam esporte para crianças incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo na consolidação de referências cognitivas e morais, assim como para o entendimento do significado social do esporte.

 

Autores: Leandro Melo Beneli, Marcelo Weishaupt Proni, Paulo Cesar Montagner

Revista: Journal of Physical Education (UEM)

Qualis: B1 (2014)

Ano: 2016

 

 

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s