Nova Vinheta Globeleza 2017

Quem assistiu ao Fantástico desse domingo (08), com certeza, deve ter se surpreendido com a nova Vinheta do Carnaval Globeleza. A tradicional Mulata nua, vestida somente com pinturas corporais, ganhou a companhia de diversos símbolos das festas brasileiras, como a Porta-Bandeira, os dançarinos de frevo e maracatu, de Pernambuco, o Boi-bumbá, a Baiana e outros elementos visíveis na vinheta de alguns segundos, que aparecerá constantemente na programação global, tanto nesse período pré-carnavalesco, quanto no carnaval, propriamente dito.

 

A mudança na vinheta é somente algumas das mudanças da Globo para a tradicional cobertura carnavalesca dada pela emissora desde seu primeiro programa piloto em 1965. Inclusive, uma das mudanças é o retorno do desfile ao vivo das primeiras escolas de domingo e sábado do Grupo Especial do Rio, sendo isso possível pela mudança no tempo de desfile de cada escola, que passarão a desfilar em 75 minutos e não mais nos 82 minutos, que foi adotado a partir do fim da década passada. Outras mudanças se dá a abertura de um leque maior aos carnavais do resto do país, principalmente o Carnaval de Recife e Salvador.

Sobre a vinheta, há anos era discutida essa alteração dentro da Globo. A mudança do comportamento social nacional foi um dos importantes fatores para se chegar a essa transformação. Há anos, grupos sociais viam esta com um certo rancor, seja de um lado as feministas, ou a família tradicional conservadora. Além disso, a maior riqueza nos detalhes culturais, na elaboração de transição de vídeo, a permanência do fundo branco, que amplia o campo do uso das cores, fazem com que esta seja a mais rica vinheta já elaborada pela emissora carioca para a transmissão do Carnaval. Isso sem falar, que essa ao passar para fora do país, traz uma nova imagem sobre a cultura do Carnaval em nosso país, mostrando que somos muito mais que mulatas sambando, que temos uma diversidade cultural única no mundo e isso passará a ser mais valorizado, tenha certeza. A audiência da Globo Internacional durante o Carnaval é Mundial, e isso será importante. Só reiterando, nada contra as mulatas sambando, ao contrário, elas também são um importante símbolo de nosso carnaval, mas não são a única, e daí falo que essa ampliação no número de elementos no conceito da vinheta foi genial.

Parabéns a Globo, que não teve medo de mudar um de seus “símbolos” para o Carnaval (e mudou para melhor).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s