Todo o poder as Redes Sociais!

Um dia me disseram que as Redes Sociais era a liberdade da “Opinião Feita” da Televisão. Que na Televisão, só se falava uma língua, que as pessoas não tinha o direito de pensar, somente de consumir aquilo que estava pronto. Mas será que as Redes Sociais são tão livres assim? Será que as Redes Sociais realmente nos libertou ou somente mudou o nosso jeito de se aprisionar?

Vendo a Time-Line do meu Facebook, do meu twitter, vendo os “status” de Whatsapp e outros meio “sociais”, percebo a fúria das pessoas diante pensamentos “divergentes” e uma formalização de ideia “perfeita”. Por exemplo: Todo casamento é ruim / Liberdade é fazer o que quer / O Facebook é meu, escrevo nele o quiser / Fique bebado e gaste tudo nas farras  / Não compre o que quer, compre o que faça “seu” estilo/ Eu me Amo/ Meu lado político é perfeito, o seu não presta/ Meu time é o melhor, o tenho não presta/ … E por aí vai! É uma disseminação de ódio e certezas absolutas que amedronta, nem mesmo a TV foi tão agressiva assim! Alias, ir de contra, não é mais sinal de diferença, mas de burrice, segundo os mesmos, e que você merece ser excluído, porque só posso me cercar de quem pensa igual a mim. Ou seja, robozinhos estão surgindo mais que na era da “Televisão”.

O papel dos capítulos diários das Novelas foi substituído pela maratona de Séries Americanas. Se a Globo tinha o poder, a Netflix o exerce agora. O Futebol, incrivelmente, sobrevive, mas somente os grandes do Brasil conseguem sobreviver, os pequenos morrem e o amor ao futebol europeu cresce. Não só por ser melhor, mas por substituir as atenções, utilizando-se do marketing, vídeos e imagens que se espalham ferozmente pelas redes. Quem vende livro não é quem sabe escrever, mas quem tem canal no Youtube e espalha sua verdade como uma certeza absoluta. A música que se ouve, tem efeito do Marketing que existe por trás das milhões de visualizações atrás de cada clipe. O filme que se ver, a roupa que se veste e até a comida que se come, necessita ter uma aprovação das Redes Sociais! O poder hoje está nas mãos de quem sabe controlar os outros através das Redes Sociais e não mais na TV.

Algumas coisas acho estranho! Por exemplo: As pessoas detonam o quadro “Videos Cassetadas” do Domingão do Faustão, mas as mesmas ADORAM compartilhar aqueles vídeos “engraçados” que aparecem na rede, que são idênticos ao do programa de Fausto Silva. As pessoas detonam os jornais da Globo, da BAND, e todos os jornais da TV, mas as mesmas compartilham notícias falsas e sem fonte na internet. Aliás, esse é o principal defeito da internet, as notícias “Fake”, porque as pessoas compartilham e formam julgamento só em ler o título destas, nem se quer tem o trabalho de ler estas para formular algo contra ou a favor, e claro, analisarem se são verdadeiras ou falsas.

Se nos anos 90, quem tinha o “poder” sobre as mentes das pessoas, era a TV. Saiba que esse poder mudou de mãos nessa década. A TV não alcança mais 50 pontos na audiência, mas um vídeo da Kéfera supera os milhões de visualizações em questão de horas.E o pior do domínio das Redes Sociais, principalmente nesse regime “ditatorial” existente, em que as coisas devem seguir esse novo padrão, é que o conteúdo é bem maior e bem mais fechado, por incrível que pareça. Entre em uma discussão e se discordar, serás punidos! Como? Te  hackeiam ou pior te tornam como uma pessoa não-grata, e quem discordar disso, entra para a lista dos excluídos. Como no Regime Militar que vigorou no Brasil nos anos 70 e 80, as redes sociais também funcionam com um “Ame-o ou deixe-o”, e o pior, o controle está nas mãos de adolescentes que nem sabem o que querem da vida, mas sabem como decidir a sua.

Tomem cuidado com as Redes Sociais, elas querem sua alma, pior, sua mente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s