A Construção do ídolo no Fenômeno Futebol

RESUMO

Este artigo objetivou investigar o papel do ídolo na construção do fenômeno futebol no Brasil.  Foram entrevistados ex-jogadores de futebol, jogadores profissionais e jogadores de futebol para cegos. O  tratamento dos dados destacou quatro categorias: Criação, Difusão, Idolatria e Papéis. Para tal  categorização e inferência foi utilizada a Análise de Enunciação, uma das técnicas da Análise de Conteúdo.  A construção de ídolos mostrou-se dependente da valorização de grandes feitos e da criação de vínculos.  Os feitos são dependentes das categorias tempo e espaço, dando um “prazo de validade” para a idolatria e  propiciando uma cíclica renovação de ídolos. Os vínculos serão maiores quanto maiores forem as relações  da tríade jogador-clube-torcedor. Os feitos são “mostrados” na mídia e se os vínculos estiverem bem estabelecidos, a imagem do ídolo será exaltada e valorizada, alimentando e motivando a paixão dos  torcedores e cultivando o sonho de ser jogador de futebol no imaginário social.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

 

AUTORES: Márcio Pereira Morato, Mariana Simões Pimentel Gomes e Sérgio Settani Giglio

REVISTA MOTRIZ (UNESP)

QUALIS  B1

ANO 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s