Manifestações do MBL pelo Fim do Foro Privilegiado tem Baixa Participação Popular

Neste domingo (26), ocorreram manifestações em todo o país pelo fim do Foro Privilegiado organizado pelo “Vem Pra Rua”e “MBL – Movimento Brasil Livre”. Apesar deste foco inicial, os organizadores disseram que o mesmo também criticava a anistia ao Caixa 2 e tinha como objetivo defender a Lava-Jato.

Diferentemente das manifestações do ano passado, responsáveis direto pelo Impeachment de Dilma, as destes anos não tiveram o mesmo clamor popular. Para efeito de comparação direta, alguns estados e capitais não fizeram nenhuma manifestação. Em São Paulo, a principal manifestação, que ocorreu na Avenida Paulista, era visivelmente inferior, em ocupava somente 1 quarteirão, diferentes dos mais de 12 quarteirões de 2016.

Apesar da causa nobre e justa do movimento (O Fim do Foro Privilegiado), é notório, que o fato do Movimento não ser pró-Impeachment de Temer, a favor da lei das Terceirizações, contra o FGTS, a favor do fim da CLT e favorável a uma Reforma Previdenciária, onde o trabalhador será a principal vítima, isso afastou a grande multidão que gritou #ForaDilma e realmente, era apartidária. Além disso, a aproximação real existente entre MBL e PSDB, afastou aqueles que acreditavam que o movimento era independente. O movimento se desgastou diante o povo, devido os seus posicionamentos recentes, principalmente, favoráveis a diversas atitudes anti-populares de Temer.

O MBL e o “Vem Pra Rua” ainda não definiram quando haverá uma nova manifestação contra o Foro Privilegiado, e quais atitudes serão tomadas para voltar a ser movimento com apelo popular.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s