MÍDIA E FUTEBOL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA CRÍTICA

Resumo

A interface mídia e futebol transformou-se em objeto de estudo das ciências do esporte, dada a compreensão do fenômeno esportivo enquanto produto cultural explorado pelos meios de comunicação de massa. Nas escolas, os educadores revelam suas preocupações no tocante à reprodução pelos estudantes das concepções veiculadas no discurso midiático. Em função disso, a partir da teorização cultural e dos principais trabalhos sobre o tema, este estudo analisa o conteúdo socializado sobre o futebol na mídia impressa e televisiva, questiona o discurso da alienação/passividade presente no senso comum, reconhece o poder de persuasão da mídia e sugere encaminhamentos didáticos que integrem a prática corporal e a linguagem audiovisual, visando a uma pedagogia comprometida com a formação crítica.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

 

Autores: Bruno Gonçalves Lippi, Dirley Adriano de Souza, Marcos Garcia Neira

REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DO ESPORTE

QUALIS B1

ANO 2008

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s