Cemparimbu – Capítulo 15 – 2ª Revolução das Nações

Capítulo Anterior

Em 1720, o mundo se despolariza de fato. Diversas rebeliões nacionais ocorreram, além disso, diversas “falsas” independências são desmascaradas. A principal de todas em Sanders. Liderados pelo Marechal Carlos Mendes, o exército se rebelou diante as ordens do Presidente Almir Sanches, o depôs, e Mendes ainda se auto-decretou como Imperador de Sanders. Claro, que Cê não gostou de saber da perca de um aliado e retrucou, mas o exército Cesiano sofreu uma derrota humilhante para o exército de Sanders, e que se observe, não houve apoio de Xiz. Pela primeira vez, um exército local derrota um dos “Grandes” históricos sem apoio de outro.

Em 1722, Noimo começa a sofrer com diversas manifestações separatistas em seu território. Sem o apoio de Cê ou Xiz, Noimo viu Tinalanam ficar independente e Sanders devorar o gigante território de Lún. Nóimo consegue manter as Ilhas Três, que quase foram anexadas por Lemont.

Tinalanam

Em 1730, Mendes I (Nomenclatura oficial do Imperador Carlos Mendes) decretou o início do “Império do Bem-Estar Social”, onde as verbas públicas seriam destinadas a proteção e educação. O projeto educacional iniciado neste ano, em 1740, passou a ser reconhecido como o principal plano de educação do Universo, se tornando exemplo, inclusive para terra. Ainda naquele ano, Sanders e Noimo apresentaram suas novas bandeiras. Noimo excluiu a cor-de-rosa do plano de fundo da bandeira, enquanto Sanders substituiu o losango pela estrela. A Sander perderia o título de “Pátria da Educação” após problemas políticos no fim do Século seguinte, que será relatado no fim deste capítulo.

 

Em 1751, Lemont comemora a posse das Ilhas Abione, aproveitando-se do declínio econômico de Grande Nam de Samami, porém uma grande guerra civil se instala no país. A região Sul do país exigia uma maior atenção da região Norte, como não houve consenso o “pau comeu”. A Guerra durou por longos 50 anos, entre diversos acordos de cessar fogo. Até que em 1801, surge o acordo que define o surgimento de uma nova nação.  A partir dali, Lemont eram dois: Lemont e Lemont do Sul

 

Em 1801 ainda, termina uma das guerras mais sangrentas pela independência. Pietrasinska e Ena conseguem derrotar o poderoso exército Xizano e tornarem as primeira pátrias independentes de Kajeju. Para resistirem economicamente, os dois países se aliam em uma espécie de “Escambo Internacional”. Pietrasinska se torna uma Monarquia e Ena, uma república.

 

Entre 1802 e 1880, outros países conseguem a independência com Qfir e Dracônia, em Delon. Além disso, para quitar dívidas, a República Federativa Delon (antigo Império Delon) vendeu parte de seu território para sua irmã, República Democrática Delon. Além disso, cede parte de seu exército para esta. Ainda nesse período, o exército de Iti expulsa o exército Namês de Anathaxia e passa a controlar todo o setor. Adequilla Ruade se torna independente de Cê. Nas Ilhas Lonesas, Lon do Sul se torna Estados Lones Unidos, e surge também as Repúblicas Centrais Lones, região que pertencia aos dois países que formavam a ilha. Na Ilha De Cruz, o país de Cruz cede a independência de Dino e Mar do Sul. Porém, no mesmo período, Cruz consegue ser o primeiro país a conseguir obter tecnologia para manter contato com a Terra e outros planetas, se aproveitando da crise institucional Xizano.

 

Sanders se tornou uma potência global, a nível de Grande Nam de Caluka, Cê e Cruz, no reinado de Mendes I. Essa força foi sendo perdida, a cada novo Mendes que assumia. As constantes batalhas em Lún, que exigia a independência, e sem o apoio econômico de Cê e Xiz, Sander começou a decair. Em 1880, a crise alcança o ápice, após a morte de José Mendes, ou Mendes IV, quem devia assumir, e assumiu por um dia, foi Mendes V, ou Júlio Mendes. Porém Júlio Mendes foi assassinado ao dormir. Assim, Maria Mendes, se tornou a Imperatriz Mendes V (ela não foi a primeira Imperatriz, a primeira foi Mariana Mendes, ou Mendes III). Porém, a polícia descobriu que Maria matou seu irmão para assumir. Naquele momento e aproveitando da crise econômica e no sistema educacional, os deputados republicanos conseguiram, através de um plebiscito, decretar a República em Sanders. Carlos Sousa seria o primeiro presidente sandeiro. Ele era do Partido Republicano Liberal (PRL).

Cemparimbu 1720-1880 - Dexaketo

A partir de 1880, a história mudaria para valer, em Xiz, a poderosa dinastia dos Ximenez seria abalada. Não percam o próximo Capítulo!

Anúncios

Um comentário sobre “Cemparimbu – Capítulo 15 – 2ª Revolução das Nações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s