Programas de Futebol ou de “Fofocas”?

Acompanhando os programas esportivos nos últimos dias, principalmente por esse ser assunto do meu TCC, vejo que o nível dos comentários são ridículos! Sim, em uma opinião particular sobre o que se ver nos programas esportivos, principalmente, os que se propõe a fazer um debate, é que a última coisa que se discute é Futebol.

A efeito de constatação, existem diversos programas que relatam futebol, que buscam debater as questões esportivas da modalidade, falando sobre questões táticas, questões que envolvem “erros” de posicionamento, debatendo sobre acertos feitos por técnicos, erros e acertos na movimentação, relatando as propostas que as equipes fizeram ao jogo… mas são exceções! A maioria absoluta dos programas se propõe somente a exprimir opiniões sobre o caráter dos jogadores, a pedirem a demissão de técnicos, inventando “fofocas” sobre transações comerciais do mercado do futebol, a inventarem sobre brigas e discussões internas. Os programas visam os atletas, como se fossem programa de “fofocas”, são raros os relatos sobre as partidas, ou seja, são raros os programas que discutem sobre o futebol.

Hoje, ao acompanhar as redes sociais, vemos que muitos torcedores compram essa ideia, de atacar a pessoa e não “avaliar” o profissional. Ou seja, a torcida, que deveria ter o papel de apoiar seu time, de acreditar em seus atletas, preferem invadir perfis dos mesmos e o xingarem e o ameaçarem. Logo depois que a torcida faz isso, a mesma mídia se isenta e diz não ser responsável pelas atitudes destes torcedores, quando foram os primeiros a insultarem e a manifestarem tal comportamento. Quantos técnicos já caíram por esse comportamento irresponsável? Quantos atletas já foram demitidos pela irresponsabilidade desses “jornalistas”, que preferem atirar a pedra do que somente analisar o jogo ou o desempenho de um clube em um torneio? Será que eles não percebem que eles estão ali para falar ao que remete ao futebol, e não ao individualismo de cada pessoa? Pode se falar de quesitos gerais, como casos de corrupção, mas preferem denegrir a imagem de jogadores e técnicos por incompetência em falarem de futebol.

Esse tipo de programa não merece a minha audiência, não merecem a sua audiência e nem se quer que fiquem no ar. Você não pode apoiar, que pessoas sempre baseiem suas conclusões em boatos, espalhados sem nenhuma responsabilidade diante a vida de diversos profissionais do ramo do esporte, principalmente o futebol. A incapacidade técnica desses profissionais, o levam  discutir fofocas, devido a falta de visão de jogo que estes possuem. A torcida não pode ir na onda desses caras.

Por mais jornalistas responsáveis, que preferem falar de futebol, ao invés de discutirem se esse atleta, ou profissional, merecem está, ou não  em um clube. Por mais profissionais que ajudem os técnicos e jogadores identificarem seus erros, a evoluírem o futebol brasileiro do que ficar com ‘fofoquinha’ na TV.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s