O grupo Flor Ribeirinha da cidade de Cuiabá se sagrou campeão mundial de Folclore em evento organizado na Turquia no último mês de Julho, superando 97 grupos de todo o mundo.

Com espetáculo nomeado: “Mato Grosso Dançando o Brasil” – O grupo apresentou ao mundo, a típica dança do Siriri, dança tradicional do estado. Além disso, o grupo apresentou também o Boi Bumbá, uma manifestação nascida em Parintins, que mostra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. A representação foi feita por meio de uma celebração indígena, com a presença dos bois, da sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore cunhã poranga e o pajé. No final do espetáculo, o grupo dançou no ritmo do samba, oriundo do Rio de Janeiro, considerado uma das principais manifestações culturais brasileira.

O grupo contou com a participação de pessoas de todo o Brasil, que contribuíram com este título importantíssimo para o nosso país.

A vitória do Flor Ribeirinha neste concurso demonstra que a cultura de nosso país é de uma riqueza, que infelizmente, é bastante desvalorizada por grande parte da mídia e da população. Quantos “Flores Ribeirinhas” existem espalhados por esse país e ganham seu respectivo valor diante o que se mostra e o que se quer ver na TV e até mesmo nas grandes redes sociais. Enquanto a gente fica a “endeusar” o que vem da Europa e dos EUA, esquecemos do que podemos fazer e mostrar. Nossa cultura é diversificada e de um contraste de ritmos, cores e cantos, que o mundo já admira, só falta nos mesmos reconhecer.

Parabéns ao Flor Ribeirinha, Campeão do Mundo!