E o Fortaleza vai subir?

Depois de 8 temporadas na Série C, o Leão do Pici nunca esteve tão perto de retornar a Série B, competição que não disputa desde 2009. A vitória contra o Tupi por 2×0, lhe deu a vantagem de puder até perder por 1×0 em Juiz de Fora, que estará de volta a Segunda Divisão. Se o retorno ocorrer, será a primeira ascensão do tricolor de aço da Terceira para a Segunda Divisão em sua história, já que nos anos 1990, a volta para Serie B ocorreu via Copa João Havelage.

Em 2009, o Fortaleza, que havia escapado do rebaixamento em 2008, repetiu a péssima campanha do ano anterior, mas sem Osvaldo, acabou descendo para a Série C depois de 10 anos. Logo se imaginou que o Leão do Pici teria uma breve passagem pela Terceira Divisão por uma breve comparação da equipe cearense com os demais participantes da Série C, porém isso se tornaria uma sina a sua torcida.

Em 2010, o Fortaleza terminou a primeira fase invicto, porém o time empatou demais e isso culminou na desclassificação ainda na primeira fase. Naquele ano, subiram para Série B de 2011, ABC, Ituiutaba (que viraria Boa), Criciúma e Salgueiro.

Em 2011, o pior ano do Leão, o time escaparia do rebaixamento para Série D na última rodada, após uma polêmica goleada nos últimos minutos contra o CRB, o famoso jogo em que Carlinhos Bala vira para o zagueiro do time alagoano e diz: “Falta só um!”. Vavá faria o gol da permanência, o Campinense cairia no lugar do time cearense. Naquele ano, subiram para Série B de 2012, Joinville, CRB, América-RN e Ipatinga.

Em 2012, o formato muda de 4 grupos de 5 para 2 grupos de 10, a competição aumenta o número de jogos na primeira fase e a primeira fase de mata-mata, se torna o “primor” da competição e a maldição na vida do time cearense. Naquele ano, o Leão encerraria a primeira fase, como líder de seu grupo e pela primeira vez classificado a fase derradeira da competição. Porém, com um PV lotado, o Leão foi goleado pelo Oeste e viu o rubro-negro paulista avançando, enquanto ele, permaneceria mais um ano. Subiram naquele ano, Oeste, Icasa, Paysandu e Chapecoense.

Em 2013, o Leão, novamente não passaria de fase. Após passar todo o torneio no G-4, viu sua vaga escapar no Castelão lotado com 2 gols relâmpagos do Sampaio Correa no fim do jogo. Subiram naquele ano, Santa Cruz, Sampaio Correa, Luverdense e Vila Nova.

Em 2014, o Fortaleza, de novo, conseguiria fazer a melhor campanha na fase de grupo e assim avançou com todo favoritismo ao “Mata-mata”, porém viu a vaga escapar no gol fora de casa para o Macaé, após o empate em 1×1 no Castelão com mais de 60 mil pessoas. Subiram naquele ano, Macaé, Paysandu, Mogi Mirim e CRB.

Em 2015, o filme se repetiria, o Fortaleza encerraria com a melhor campanha da primeira fase e novamente tinha o favoritismo. Após perder o jogo de ida, em Pelotas, o Fortaleza não conseguiria sair do zero contra o Brasil no Castelão lotado e novamente permaneceria na Terceira Divisão, concretizando o trauma da torcida. Subiram naquele ano, o Brasil de Pelotas, Vila Nova, Londrina e Tupi.

Em 2016, a sina se repetiu, o Fortaleza foi líder de seu grupo e foi favorito ao duelo contra o Juventude. É verdade, que dessa vez, o adversário além de mais tradicional, havia vindo de uma classificação heroica na fase de grupo da Terceira Divisão e na Copa do Brasil, onde eliminou o São Paulo nas Oitavas e parou no Atlético-MG somente nos pênaltis. Mesmo assim, se repetiria a história contra o Macaé. O Fortaleza arrancaria o zero-a-zero em Caxias do Sul, mas devido o gol fora, viu o alviverde gaúcho avançar e ele parar no Castelão lotado. Subiram naquele ano, Boa, Guarani, Juventude e ABC.

Agora em 2017, o time só garantiu a classificação na última rodada da fase classificatória, foi somente o terceiro colocado em seu grupo, além disso, fez a partida de ida em casa e garantiu a vantagem para o jogo de volta contra o Tupi. Será que agora vai? Será que 2017 é o ano do tão sonhado acesso do Fortaleza? Será que a “maldição” das Quartas de Finais se quebrará? Essas respostas teremos no próximo sábado, dia 23.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.