Há 300 anos, pescadores encontraram a imagem de uma santa que estava no fundo de um rio, primeiro acharam o seu corpo, depois a cabeça, e por fim uma farta pescaria foi alcançada, sendo esse o primeiro de diversos milagres atribuídos aquela santa. Era o começo da devoção do brasileiro à nomeada Nossa Senhora Aparecida.

 

Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi coroada como Padroeira do Brasil, e desde então, e até mesmo antes, diversos milagres foram atribuídas a santa de maior devoção do país.

 

A cidade de Aparecida fica hoje onde era o povoado daqueles pescadores, e é hoje, o segundo ponto de maior peregrinação católica no mundo, atrás somente do Vaticano. Além disso, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida Sendo é o  Maior Templo Mariano do Mundo.

 

A devoção brasileira a Nossa Senhora Aparecida pode ser testemunhada tanto pelos diversos depoimentos de fé de seus devotos, quanto pelos diversos filmes e documentários elaborados em sua homenagem. Até novela (A Padroeira) e Enredo de Carnaval já foram feitos em homenagem a santa do Brasil.

 

Para os católicos, principalmente os brasileiros, hoje é um dia especial, tanto que é feriado nacional. Hoje é dia de devoção a principal santa brasileira.