Depois de ver o então companheiro de equipe, Nico Rosberg, ganhar a temporada de 2016, Hamilton volta a ser o campeão Mundial de Fórmula 1 este ano, isso com 2 provas de antecedência. O piloto inglês da Mercedes foi o único a somar pontos em todas as corridas até aqui e esse foi um dos diferenciais para sua conquista diante o outro multicampeão, Sebastian Vettel, já que seu concorrente teve problemas sérios em sua Ferrari, fazendo com que a disputa acentuada do início do ano, se tornasse tranquila para o inglês nas últimas provas.

Hamilton foi quem mais venceu e mais esteve nos pódios, valorizando ainda mais sua conquista em 2017. Sem um concorrente direto dentro da equipe, Hamilton chegou a ceder posição para Bottas em uma corrida, e apesar disso, não viu o campeonato se prejudicar, ao contrário, erros na equipe italiana fizeram o título ser facilitado para o piloto 1 da Mercedes.

Com essa conquista, Hamilton se igual a Vettel e Prost na lista dos grandes campeões da Fórmula 1, com 4 conquistas. Acima deles somente, Juan Manuel Fangio, com 5 conquistas e Michael Schumacher com 7 títulos.

China Formula One Grand Prix
epa04696585 British Formula One driver, Lewis Hamilton (C) of Mercedes AMG GP, walks on the paddock at the Shanghai International circuit in Shanghai, China, 09 April 2015. The Chinese Formula One Grand Prix will take place 12 April 2015. EPA/DIEGO AZUBEL