Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar quais os fatores motivacionais que levaram os adolescentes a optarem pela escolinha de futebol da ADUFSM e verificar as diferenças entre os grupos, no desempenho e nos escores de ganho, nos fundamentos do futebol. Constituíram a amostra 32 sujeitos, praticantes de futebol na ADUFSM, na faixa etária de 10-16 anos, divididos em 4 grupos. No início do semestre, foi aplicado o Inventário dos Fatores Motivacionais (IFM). Verificou-se, através da estatística descritiva, que o motivo mais forte para o envolvimento dos sujeitos no futebol foi desenvolver habilidades (78%), seguido de excitação e desafio (72%); afiliação (70%) e aptidão (68%). Através da Matriz de Análise dos Fundamentos do Futebol (MAFF), foi feita a avaliação do nível de desempenho nos fundamentos do futebol em três fases distintas, sempre em situação de jogo. Para cada fundamento constante na MAFF, foram registradas cinco observações por sujeito e identificados os erros de execução. No tratamento dos dados, utilizou-se, inicialmente, uma ANOVA e, posteriormente, um teste Post-Hoc (“t” de student). Os resultados indicaram que nos quatro grupos ocorreu aprendizagem e que houve diferença significativa, em favor do GF10, nos escores de ganho na aprendizagem após o tratamento.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

Autora: Maria Cristina Chimelo Paim

Journal of Physical Education

Qualis: B1

Ano: 2001

Referências

PAIM, M C C. Fatores motivacionais e desempenho no futebol. Journal of Physical Education, v. 12, n. 2, p. 73-79, 2008.