Resumo

Neste artigo defendemos que as transformações epistemológicas da Educação Física podem sair dos muros acadêmicos por intermédio da internet, num projeto de mídia-educação que valorize diferentes linguagens e conteúdos elaborados por jovens estudantes desta área. A partir desta premissa, narramos o processo de construção de um website do projeto de extensão JUVENTUDE E INTERNET, criado no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012. Este projeto faz parte das ações do Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER) do IEFES-UFC e trata-se de um desdobramento da pesquisa científica de mestrado de Zylberberg (2000). Com o projeto Juventude e Internet, assumimos o desafio coletivo de conceber um website educativo, reflexivo e criativo, no qual os jovens são autores e produtores culturais, não apenas receptores ou espectadores. Como um dos eixos principais para a participação dos jovens é o processo criativo autoral, fundamentamos esta temática e apresentamos alguns exemplos das ilustrações e conteúdos que vão compor o website. Nas considerações finais, ressaltamos o nosso propósito de “Conectar e criar Educação Física”, colaborando com a divulgação de pesquisas e referenciais contemporâneos desta área, e intensificando o potencial autoral da juventude.

 

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Autores: Tatiana Zylberberg; Fabrício Leomar Bezerra

 

Ano: 2013

 

Atos de Pesquisa em Educação – FURB

 

Referências: 

ZYLBERBERG, T P; BEZERRA, F L L. Juventude e internet: possibilidades de “criar” Educação Física. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 1, p. 182-208, 2013.

 

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