Sanders – Capítulo 14

Capítulo Anterior

Em meio a disputa do Segundo Turno das Eleições, entre Diego Reis(PS-PT) e Izabel (PRU), uma notícia choca o povo Sandeiro. O ex-presidente da República e líder histórico do partido Comunista, Luís Carlos, faleceu em casa após complicações oriundas de sua Diabetes. Ele tinha 74 anos. Além de presidente, ele foi governador e Senador de Ruanel, e prefeito de Ruano. O país entrou em luto de 7 dias, e como já prometido em vida, Luís Carlos entrou para o livro dos heróis de Sanders.

Após o período de luto, as eleições voltaram a ganhar destaque. A primeira pesquisa eleitoral do segundo turno, demonstrou que nem o falecimento de Luís Carlos, resgatou o prestígio da esquerda no país. Com os trabalhistas e socialistas coligados, e com o partido comunista ainda se reerguendo, Diego Reis, praticamente estacionou na disputa, enquanto que Izabel ganhou o apoio maciço dos eleitores de Dalman e Lavagnolli, apesar que, formalmente, somente Lavagnolli apresentou apoio à Izabel. Ele afirmou: “Entre a mulher talentosa e o cara que só está na disputa por ser filho de uma grande presidente, fico com a mulher. Izabel merece a chance por está preparada e merece o meu apoio e de todos aqueles que confiaram em mim no Primeiro Turno. To com Iza”. A pesquisa demonstrou os seguintes números:

Izabel (PRU) 71%

Diego (PS-PT) 23%

Indecisos 3%

Brancos, Nulos e Não Votaram 3%

 

Diante aquele quadro negativo, o partido socialista resolveu voltar aos ataques contra Izabel, o que acabou irritando, até mesmo, membros do partido socialista. O novo líder socialista no congresso, André Di Stuani (PS-Alto Morro) disse publicamente que Diego e sua equipe de campanha “Eram moleques que jogavam o nome dos socialistas no lixo diante atitudes tão baixas” Tal depoimento trouxe um clima nada agradável ao partido. A segunda e última pesquisa, antes do pleito, demostrou isso, já que o lado “Di Stuani” resolveu abster-se e ainda incentivou que os eleitores fizessem o mesmo. Além disso, os ataques de Diego não atingiam Izabel, e ele ainda não conseguia bom desempenho contra ela nos debates. O resultado era mais desastroso que ele imaginava. Veja os números:

Izabel (PRU) 75%

Diego (PS-PT) 10%

Indecisos 1%

Brancos, Nulos e Não Votaram 11%

 

Um dia antes das Eleições, antes do último horário político, os trabalhistas anunciam que trocaram seu apoio no Segundo Turno. Segundo o ex-líder do partido, Ricardo Mozzi (PT-Praia Grande), Diego demonstrou imaturidade diante as propostas entregue pelo partido e a chance dele repetir o que fez Otacílio era um risco eminente, enquanto que Izabel demonstrou nos debates que estaria aberta para escutar, e até executar, ideias vindas dos “partidos vermelhos”. As palavras de Mozzi incentivou Di Stuani aparecer na mídia e vir pedir voto para Izabel.

 

Tal rebelião interna na véspera das Eleições fez com que Diego Reis tomasse uma atitude inesperada. Na noite daquele sábado, por volta das 19 horas, Diego anunciou sua desistência do pleito, e que Mariana Fialho, a vice, era a nova candidata. As 19:30, Mariana anunciou que era a nova candidata e tentou demonstrar está disponível para a conversa com o lado vermelho que contestava Diego. O Último programa eleitoral dos Socialistas, exibido às 21:00, foi trocado pelas considerações finais de campanha, pela coletiva, quase ao vivo, de Mariana. O ex-deputado Federal, Raul Monteiro (PS-Jandaia) era o novo vice. Às 21:30, o PT e a ala “Di Stuani” do PS retornou a base dos Socialistas.

 

Chegamos às Eleições, a disputa apertada de outrora, parecia ter ido ao ralo, Izabel era franca favorita. Mas será que deu a lógica ou o nome de Mariana Fialho, nos últimos instantes, alterou o quadro? Próximo Capítulo!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.