A definição de Lula fora das Eleições ocorreu em Janeiro, quando o TRF-4 o condenou no conhecido crime do “Tríplex do Guarujá”. O PT e seus “puxadinhos” apenas lutaram para evitar o inevitável, ou seja, Lula fora da disputa presidencial de 2018.

Lula, que em 2016, falava em aposentadoria, retornou ao cenário, após a condução coercitiva de Março daquele ano. Alias, foi nesse ano que o PT viveu seu pior momento político. Nesse ano, Aécio chegou a disparar nas pesquisas presidenciais, e o partido ganhou em apenas 1 Capital nas Eleições Municipais. Isso retrato vivo da Lava-Jato e do desastroso governo Dilma, que sofreria um Impeachment nesse traumático ano petista.

Porém, o pior governo da história, o gerido pelo bandido Michel Temer, que só não está preso por ter conseguido comprar duas vezes o congresso nacional em 2017, fez com que o povo sentisse saudade de Lula, e até de Dilma, o que impulsionou os índices de Lula na corrida presidencial e dar força ao #LulaLivre , ao invés do #LulaPreso.

Em um outro porém, Lula sabe desde Janeiro, que não seria candidato a Presidente. A Lei da Ficha Limpa barra sua candidatura. Mas utilizar seu nome e sua força política, que chega a ser maior de que seu partido inteiro, o PT, é fundamental para colocar Fernando Haddad no Segundo Turno, e até na cadeira de Presidente. Por exemplo, Lula é o favorito do Nordeste, uma região que desconhece Haddad, que pode migrar os votos de Lula para Ciro, daí a necessidade de afirmar que “Haddad é Lula” e não que “Haddad é PT”, porque o PT por si só não tem essa credibilidade que Lula tem na região. Sendo esse apenas um exemplo de seguir “teimando” que Lula é candidato, quando, na verdade, é apenas o padrinho de Haddad. Poderia citar outros exemplos, em outras regiões, como no Norte, Centro-Oeste, e por aí, vai.

Lula não está fora das Eleições, ele é peça-chave para definir os rumos das Eleições Presidenciais em 2018. Ele não disputar, não significa que Lula não é importante nesse jogo político. Só não ver o que escrevi, que não quer. Essa é a verdade para 2018!