Um Anjo Caiu do Céu foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida às 19 horas, entre 22 de janeiro e 25 de agosto de 2001, em 185 capítulos, substituindo Uga Uga e sendo substituída por As Filhas da Mãe. Foi a 61ª “novela das sete” exibida pela emissora. Foi escrita por Antônio Calmon, com a colaboração de Eliane Garcia, Lílian Garcia, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento e Álvaro Ramos, dirigida por Dennis Carvalho, José Luiz Villamarim e Amora Mautner, direção geral de José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho e direção de núcleo de Dennis Carvalho.

Entre os principais nomes da atração estavam: Tarcísio Meira (protagonista), Caio Blat (anjo Rafael), Renata Sorrah, Christiane Torloni, José Wilker, Patrícia Pillar, Marcello Antony e Débora Falabella

 

A novela abordou temas como neonazismo e desaparecimento de crianças sem causar polêmicas. Os primeiros capítulos foram gravados em Praga, na República Tcheca, com uma equipe de 70 pessoas, entre brasileiros e tchecos, contando inclusive com atores locais. A boate LZ-129, um dos cenários fixos da novela, era um armazém da região portuária do Rio de Janeiro. Na época, foi lançada uma trilha sonora complementar, Boate LZ 129, com os hits que tocavam na boate da novela. Antônio Calmon homenageou seu colega de profissão, o autor já falecido na época Cassiano Gabus Mendes, ao introduzir na trama o personagem Paulinho – um costureiro heterossexual que fingia ter trejeitos afeminados para adentrar o mundo da moda – uma referência ao protagonista Jacques Leclair de Ti Ti Ti, escrita por Cassiano e que se tornou grande sucesso em 1985. Paulinho foi interpretado pelo filho de Cassiano, o ator Cássio Gabus Mendes.

João Medeiros é um fotógrafo de fama internacional que sofre um atentado em Praga, na República Tcheca, quando fotografa por acaso um líder nazista que estava em meio a planos secretos. Em seus últimos momentos na Terra sua vida é salva pelo anjo Rafael, enviado pelas altas instâncias celestes para oferecer-lhe uma nova chance. O anjo avisa o fotógrafo que ele terá apenas mais seis meses de vida para resolver seus problemas com a família, negligenciada desde que ele abandonou tudo pela profissão – incluindo resolver sua situação com a ex-mulher Naná, que agora vive com o aproveitador Tarso, e se entender com suas duas filhas. Virgínia se tornou uma conceituada estilista, mas culpa o pai pelo problema na perna causado por um acidente que sofreu na adolescência e que acabou com sua carreira de bailarina. Já Duda desenvolveu transtorno obsessivo-compulsivo após seu filho Kiko ter desaparecido anos antes, colocando seu casamento com Maurício em uma longa crise.

O rapaz foi sequestrado pela esquizofrênica Artêmis, que morreu logo depois e deixo-o para seus pais, Carlão e Laurina. Eles criaram Kiko como Joaquim junto aos outros dois netos, Robson e Dorinha, embora nunca tivessem coragem de revelar a verdade, deixando apenas que ele soubesse que era adotado – o que fez com que Kiko e Dorinha se apaixonassem. Além disso, João ainda terá que lidar com a existência de uma filha que ele nunca conheceu, fruto de seu relacionamento extraconjugal com sua cunhada, Laila, uma estilista tão talentosa, quanto ambiciosa, que sempre teve inveja da irmã e foi apaixonada por ele. A filha em questão, Cuca se rebelou ao descobrir quem era seu pai e toda sujeira que perpetuava na história de sua família, fugindo de casa e cortando seus cabelos. Ela é ajudada pelo piloto aeronáutico Breno, que a confundiu com um menino e encontrou nela uma grande amizade. Sustentando a mentira, a garota se apaixona pelo amigo sem poder contar a verdade. Rafael, que fica na Terra para ajudar João em toda sua empreitada, decide se tornar humano e começa sentir uma gama de emoções das quais nunca sonhou, inclusive uma esfuziante paixão por Cuca.

Para não deixar que o rapaz deixe de cumprir sua missão, a anja-supervisora Angelina decide interferir para que todas as obrigações sejam cumpridas. Os problemas de João complicam com a chegada de Lenya, uma espiã profissional contratada pelos neonazistas para recuperar as fotos comprometedoras feitas pelo profissional. Paralelamente há a história de Paulinho, um costureiro amador que, por não ter estudado moda ou manter contato com nome influentes, nunca conseguiu adentrar o mundo da moda. Para sua sorte o famoso estilista internacional Selmo de Windsor morre sem que ninguém saiba e Paulinho decide roubar sua documentação, passando-se por ele e colocando finalmente suas criações em prática. Fingindo ser gay, ele vai trabalhar com Virgínia e se apaixona por ela, provocando situações inusitadas para conseguir se aproximar dela sem deixar que a mentira venha a tona. Na República Valencia vivem as modelos Carol e Jô, que tentam melhorar o jeito desleixado da amiga Alice, uma estilista iniciante que nunca ligou para o próprio visual. A casa fica mais agitada com a chegada do ex-modelo Alex, que aparece com trabalhos cada vez mais cômicos para elas.

O primeiro capítulo teve média de 39 pontos, com picos de 46. O último capítulo também teve média de 39 pontos, com picos de 44. A trama teve média geral de 33,6 pontos.