Resumo
O presente artigo elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de esclarecer a relação existente entre as novelas e os produtos que se associam a seus nomes. Para isso, relatou-se a história delas, desde os folhetins, e também seu sucesso devido ao imaginário social. Destacamos também a importância que um produto adquire a partir da marca na relação marca-consumidor, e porque os produtos associados às marcas das novelas obtém sucesso. Por fim, falamos do anúncio desses produtos na internet devido aos seus benefícios. Utilizamos os conceitos de “lovemarks”, que são marcas idolatradas, como se fossem uma religião, o de “consumidores fiéis”, que são os que amam e idolatram estas marcas e o de “horário nobre”, o horário, que antes era o das 20h, e que atualmente é o das 21h, quando se passa a última novela do dia da TV Globo.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO COMPLETO

Autores:

Isabela Alves MERCURI
Isadora Aguiar VELOSO
Susanna TRAGNI
Débora TAVARES

Ano 2011

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação


XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Cuiabá – MT – 8 a 10 de junho de 2011

Referências

MERCURI, Isabela Alves et al. Da TV Pra Você: A Influência da Novela na Sociedade Brasileira. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. 2011.