Ruth ou Raquel? Lucas ou Diogo? Paola ou Paulina? Não importa! Não é de hoje, que temos gêmeos em histórias. Essa história não é tão diferente!

Numa cidadezinha bem miúda e bem longe da Capital do Ceará tinha umas gêmeas espivitadas. Zuleide e Zoraide eram duas cópias perfeitas uma da outra, é como se sua mãe, dona Arquelina, tivesse tido uma e ao invés de colocar no berço, colocado numa máquina de “xerox” e a outra tivesse saído.

Mas diferente das gêmeas da TV, “Zu e Zo” eram iguais em quase tudo. Ambas amavam panelada, ambas torciam para o Ferroviário, ambas adoravam verde e ambas eram fã da Banda Líbanos. A única diferença era que Zuleide era doida para morar na capital, enquanto Zoraide queria ficar no seu chãozinho mesmo.

Uma certa madrugada, Zuleide saiu escondida de casa e pegou um ônibus direto para Fortaleza. Antes de ir, Zuleide deixou o contato da amiga que ia acolhê-la na capital.

Ao acordar, dona Arquelina ia tendo um treco, ela berrava que não bastava ser viúva, ainda tinha que ter uma filha rebelde que a abandonava daquele jeito. Zoraide não acredita no que Zuleide fez. Liga para tal amiga, porém a tal amiga não atendia o telefone. Na décima oitava tentativa, a amiga atendeu e disse: “Ela não vai ficar, minha mãe disse que ela não iria sustentar mais ninguém aqui, então ela está voltando para aí! Deve tá chegando em umas quatro horas, se o motorista for voado!”

Quando Zuleide voltou, Zoraide a abraçou e disse para ela não fazer mais isso. Dona Arquelina não sabia se a abraçava ou se lhe dava uma coça, mas na hora, deu apenas um abraço.

Depois da janta, elas foram dormir. Mas Zuleide não havia desistido do sonho de morar na Capital. Ela dormiu e sonhou com a Capital. Zoraide pediu para ela parar de ter aqueles sonhos, pois ela nunca mais ia deixar a irmã ir, e que as poucas horas sem sua cópia haviam sido as piores de sua vida. Zuleide acordou e viu que sua irmã conversava com ela por sonho, ela acordou Zoraide a abraçou e disse: “Te amo, minha xerox!” Depois do abraço, cada uma foi para sua cama e a história encerrou aqui…

Shiu! Zuleide acabou de fugir de casa de novo! Ela só sossegará quando morar em Fortaleza! …